Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mas então o leite faz mal ou não faz? | dilemas de consumidor

Olá meus lindos!!!!
Então vamos lá lançar a maior bomba na blogoesfera. Afinal o leite faz mal ou não faz mal caramba? 
No mundo da indústria alimentar, as influências e estratégias de negócio são bem mas bem complicadas. Estas novas tendências de estratégicas de negócio e de influência a opinião dos consumidores andam a dar com as pessoas em malucas. Mas afinal o leite faz ou não faz mal?  devemos ou não beber leite?  O leite não é propriamente um alimento fácil de digerir isso é um facto, e também não é adequado para toda a gente, pois isso também não. Com o tempo temos a tendência para aumentar a dificuldade em digerir a lactose e daí se dizer que o leite é pesado para o estômago. Mas amigos, nós bebemos leite e já à alguns tempos, o leite não vos vai fazer crescer uma perna extra. O leite é um alimento muito completo, e faz bem à saúde tal como tudo, quando bebido com moderação. Vamos lá a ver se vos explico a situação.

 

Beber leite em exagero é mau, porque o leite é uma proteína animal, segundo o ponto de vista nutricional, ou seja não é para ser bebido à toa, nem aos litros! Como nada nesta vida, nem a água se deve beber em demasia quanto mais o leite. O mal do leite e daí o grande debate é o excesso de proteína animal que nos últimos anos (tipo 50 anos) o ser humano anda a.consumir. Este excesso pode provocar várias doenças, como pedras nos rins, doenças metabólicas, aumento do colesterol, etc e etc ou seja todos andam a pensar que o leite é mau,  mas dos bifes ninguém fala. Pois.o bifinho agrada à maioria não é? Nós precisamos comer de tudo. Por isso sente-se, escrevam numa folha o que costumam comer e apercebam-se da quantidade absurda de proteína animal que comem. Desde o leite logo pela manhã, até ao bife ao almoço,  o ovo estrelado, a sandes de atum,  o hambúrguer delicioso, o pão com queijo ao lanche e para terminar um belo cozido com carnes e enchidos. E quando derem por vocês pensam...esperem lá?  Mas eu só comi proteína animal hoje!

Então minha gente linda,  onde ficam os outros nutrientes ?  ahhh mas a carne e as proteínas fazem bem. Pois fazem, só não fazem é na proporção absurda em que todos andamos aqui a comer. Uma dieta equilibrada segundo os livros de medicina e de nutrição deve ter como base os hidratos de carbono integrais,  são eles que vão controlar a nossa glicemia e o nosso sentido de saciedade, só depois vêm os vegetais,  os legumes as frutas, coisinhas frescas, da época,  a água,  só depois lá pelo o fim vêm as proteínas animais e as guloseimas, mas elas devem vir numa proporção de no máximo 19% da nossa alimentação. Ou seja nós hoje em dia comemos tudo ao contrário! Daí que o leite tenha a sua parte para contribuir para este cenário.

 

A solução não é deixar de beber leite, tirando os estômagos mais sensíveis e delicados. A solução é controlar o que se come ao longo do dia. Ahh mas agora existem tantas alternativas ao leite?  Pois existem, mas todas elas são carregadas em açúcares e conservantes que não dão nutrientes de forma natural ao nosso corpo e só nos fazem ingerir mais açúcar (porque já comemos pouco). É verdade que a lactose é açúcar. Sim é. Mas é um açúcar natural que está inserido no seu ambiente natural, e assim é digerido e metabolizado pelo o corpo, ao contrário do leite de soja, ou do de coco ou do de amêndoa e por ai a fora. Essas alternativas são artificiais e cheias de "falsos" nutrientes. Ahhh e quem é intolerante à lactose? Quem é intolerante. Bebe sem lactose,  ou não bebe leite. Não há problema nenhum! Basta pesquisar alimentos que nos dêem os meus nutrientes, a maioria são legumes. Só quero que percebam que o leite não mata,  ele.tem benefícios ao se beber 1 copo pequeno, mas também não é o fim do mundo se não o bebermos! Vamos acalmar alarmismos e deixar de parte que o leite é um malvado!! Ok?

 

É um alimento como outro qualquer e sinceramente preocupar-me muito mais a quantidade monstruosa de açúcar e de gordura que comemos do que o pobre do leite!! Mas disso ninguém fala! Andamos à 50 anos a engordar e a comer à base de carne, as gerações mais velhas trocaram o pão e as couves pelos enchidos e pela manteiga. E nós preocupados com o leite! Basta observar os rótulos e comparar os leites para perceber que as alternativas não são as mais saudáveis. Por isso calma nessa hora. Que o leite não é veneno.

O conjunto é que é importante!! E não leiam os rótulos e as notícias só no sentido que vos convém, haja sentido crítico!!!

 

Beijinhos meus amores e deixem-me aqui a vossa opinião ;)