Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bolo de cenoura sem açúcar e sem gordura

Olá meus lindos e minhas lindas aqui vai um bolo de cenoura um pouquinho mais saudável do que o tradicional. Rápido, que custa pouco. Apesar de sem açúcar e gordura, não abusem da receita ihih, façam ao fim de semana , depois do almoço de domingo, fica sempre bem. Vamos a isto:


Vão precisar:


3 cenouras médias a grandes
Sumo de 3 a 4 laranjas ( podem aproveitar aquela polpa que costuma ficar no espremedor
3 chávenas de Farinha integral
1 chávena de leite de amêndoa, ou leite magro
6 ovos
1/2 chávena de Mel
3 colheres de adoçante eu utilizo a frutose (para quem prefer um sabor mais doce)
2 a 3 colheres de fermento

 

como se faz:

Para quem utiliza uma máquina de triturar como uma picadora ou algo do género, comecem por triturar bem a cenoura depois juntem num recipiente a cenoura bem triturada e fina com o sumo das laranjas no fim de misturar junta-se o mel e utilização a varinha mágica para deixar a mistura o mais liquida e uniforme possível.
Quem utiliza o liquidificador é mais fácil. Juntam-se os 3 ingredientes na máquina até ficarem bem homogéneos e líquidos. Noutro recipiente junta -se a farinha, os ovos, o açúcar artificial (frutose de preferência) e o leite. Depois de bem misturado utiliza-se a batedeira para uniformizar enquanto se adiciona o preparado de laranja e cenoura e o fermento.
Para quem é muito apreciador de personalizar as receitas, pode adicionar certos ingredientes como um cálice de vinho do porto, ou aroma de baunilha, canela, fica ao vosso critério, no entanto eu preferi não o fazer, para testar melhor a receita.
Por fim só resta untar a forma, com umas gotas de azeite e farinha e levar a massa ao forno.
Dependendo da potência do forno, pode demorar de 40 a 50 minutos a 160 a 170 Graus. Relembro que os ingredientes integrais demoram mais a ser cozinhados, daí que é preciso ter paciência,  esperar mais tempo e utilizar uma temperatura ligeiramente mais baixa e estar sempre de olho, para não se queimar por cima e não ficar completamente cru por dentro.

Dica: eu decidi praticar o meu "cake design" por isso não adicionei fermento, para conseguir ter obter um bolo com um formato que fosse mais fácil para recriar o design que eu queria. Mas num bolo caseiro, para um fim de semana por exemplo aconselho!

IMG_20150319_210116.jpgbolo-de-cenoura-sem-acar.jpg

Espero que tenham gostado da ideia.

Divirtam-se e já sabem participem

 

assinaturaS.png